(62) 4015-3500
Dicas especiais

Qual o Arroz Ideal para Risoto?

 

O Risoto é um prato com origem no norte da Itália e, não só virou um dos símbolos gastronômicos do país, como ganhou o mundo com o passar do tempo. Hoje em dia é possível encontrar risotos feitos de diversas maneiras, explorando a criatividade com os ingredientes.

Para o preparo de um bom risoto, é essencial atentar para três pontos: a cremosidade, a consistência do grão, e se eles se mantiveram inteiros sem quebrar. Além disso, para um bom risoto é necessário um arroz ideal, ingrediente principal desse prato tão festejado. 

Mas você sabia que existe mais de um tipo de arroz para risoto?!  Então, qual o arroz ideal para risoto? 

A escolha por qual usar é pessoal, mas a partir do momento que se compreende as diferenças e os pontos positivos e negativos de cada um, a escolha se torna mais fácil. Hoje, a Tio Jorge te explica os tipos de arroz para risoto:

Arroz Arbóreo: é o tipo de arroz mais comum e conhecido entre os brasileiros. Tem os grãos mais longos, é perfeitamente desenhado, mantém a forma quando cozido e não contém muita amilose, causando uma cremosidade menor em relação aos outros tipos de grão. Ele retém muito bem os sabores e atinge mais rápido o ponto de cocção, aproximadamente 15 minutos. O seu preço é o mais barato entre os outros tipos de arroz para risoto e combina com receitas que contém porções maiores de carne.

Carnaroli: Ele é o queridinho dos italianos, tem o grão relativamente médio, é mais fino do que o arbóreo e tem uma grande quantidade de amilose, o que dá uma excelente cremosidade ao prato. É um grão consistente, muito saboroso pela fácil absorção do caldo e costuma atingir o ponto de cocção em torno de 18 minutos.

Vialone Nano: o grão mais curto, tem o formato arredondado, e é o que tem mais amilose, resultando em um risoto altamente cremoso. Entretanto o interior dos grãos continua firme no cozimento. O tempo de cocção é o mais longo, média de 20 minutos. Bom para risotos delicados, com ingredientes miúdos ou frutos do mar e que não costumam ser finalizados com queijo na Itália.

Gostou? Então, que tal preparar um delicioso risoto com o arroz arbóreo Tio Jorge para sua família hoje mesmo?! Preparamos algumas receitas para você aqui.

Outras Dicas
Qual o Arroz Ideal para Risoto?
Qual o Arroz Ideal para Risoto?
Ver
Como assar um peru?
Como assar um peru?
Ver
Comentários no Facebook
ARROZ TIO JORGE © 2015. Todos os direitos reservados.